• Cida Chagas

A DIAGRAMAÇÃO


Para quem sabe, a diagramação é a parte mais tranquila da publicação de um livro. Não foi o meu caso. Eu pouco entendo dos programas que eu poderia usar para diagramar. Como curiosa, mexi um pouquinho no Scribus (é um software livre), mas os outros programas, como Corel Draw, Photoshop, In Designer , são pagos e eu não sei usá-los. Iria levar um tempo (mais um tempo) para que eu aprendesse a usá-los .

Achei melhor contratar serviços de profissionais. O resultado é garantido. Então, resolvi correr atrás de alguém que diagramasse.

Conversei com três pessoas, uma delas não teria tempo de me atender. Consegui que o Daniel Neves Pereira fizesse o trabalho de diagramação e ele também me deu algumas ideias para o bom resultado. Gostei muito. Ele recriou sobre as ilustrações.Como dizem otimizou.

Vou tentar aprender alguma coisa sobre os softwares de diagramação, só para eu saber conversar melhor com o Daniel Neves.

Antes, tinha feito uma boneca do livro com recortes e montagens, assim tive uma ideia de como o livro poderia ficar.


Ainda na fase da diagramação, corri atrás do ISBN (International Standard Book Number). É um código que identifica o livro no mundo todo. Quem cuida disso é Agência Brasileira ISBN, supervisionada pela Biblioteca Nacional. Para obter o número basta entrar no site e se cadastrar. Está tudo bem explicado lá . Eu me cadastrei como editora autora e obtive esse registro como pessoa física. Não foi automático, eu tive algumas idas e vindas na solicitação do ISBN, mas o pessoal da Agência sempre me respondia de pronto. Não foi demorado, levou uns cinco dias, mas acho que se eu tivesse acertado de primeira, o ISBN teria saído em 24 horas.

Eu também elaborei a Ficha Catalográfica. São informações bibliográficas para o livro ser localizado, por exemplo, em uma biblioteca ou livraria. A Câmara Brasileira do Livro faz essa ficha, mas cobra. Como eu achei que era capaz, fui atrás. Encontrei também algumas boas orientações lá no site do escritor Eduardo Capistrano. Os comentários no site dele são outras informações à parte. Consegui fazer a ficha catalográfica.

Posts Em Destaque
Arquivo