top of page
  • Foto do escritorCida Chagas

O AUDIOLIVRO

Para um audiolivro, eu precisava narrar, gravar, editar, mixar e masterizar. Nesta etapa também fui atrás de pessoas para me ajudar. Falei com três estúdios em Brasília e tive duas ótimas opções.


Fiquei com “Durand Estúdio Produção & Música” que me fez uma boa proposta de trabalho e ficava próximo. Os meus deslocamentos duravam cerca de 15 minutos. No final, para a minha felicidade, o George Durand, dono do estúdio, me ajudou muito na produção musical do trabalho. Ele é músico. Tem uma longa carreira como músico em Brasília.


Isso foi fundamental para a gente ter o resultado final. Ele sempre estava procurando a musicalidade entre a mescla da música de Chiquinha Gonzaga e a minha narração. Cada edição, foi cuidadosamente pensada. O Durand me orientou em todas as etapas para a produção do audiolivro. Este é um tipo de serviço que eu aconselho procurar uma pessoa profissional por mais facilidades que encontremos atualmente.


Vejam como o Durand me orientou, texto do próprio:

Pré-producão - Vai te ajudar a conduzir o projeto com maior lucidez. Consiste em gravar, mesmo que de forma caseira, tudo que você vai querer. Grave todo o texto. Com isto feito você poderá escolher melhor os momentos de música, qual música, quais partes dessas músicas, efeitos sonoros (barulhos de chuva, mar, vento, trovão ...). Enfim, um mapeamento do trabalho todo. Vai também te ajudar a exercitar a interpretação e a qualidade da pronúncia do texto proposto.


Gravação - Processo de gravação /captação de sua voz. Você terá que trazer os áudios que deseja inserir juntamente com o texto. Procure baixar esses áudios em formato Wave que tem uma resolução /qualidade melhor. Depois do processo de gravação vem o processo de edição.


Edição - Consiste em limpar as pistas de áudio, montar e posicionar as músicas e outros sons que deseja inserir juntamente com seu texto. Nesta etapa podemos também suavizar as respirações, barulhos, sibilâncias comuns em locução. Os microfones usados em estúdios profissionais são poderosos e conseguem captar com excelência o áudio proposto e junto com este audio os barulhos inclusive do abrir de boca.


Mixagem - Nesta etapa iremos timbrar e equalizar tudo que foi gravado e adicionado ao texto. Aqui também iremos definir volumes do texto, dos áudios, os efeitos como reverberações, delay...após o processo de mixagem será gerado um áudio como de uma faixa de um CD, no formato Wave com tudo já adicionado: músicas, efeitos, texto...Este áudio já sairá com os dois canais para que possa ouvir em casa.


Masterização - Aqui o áudio aprovado na mixagem vai receber um tratamento e ganhará um up sonoro. Daí, então serão gerados os áudios finais e nos formatos desejados (Wave, Mp3 ...).



Eu me dediquei muito na pré-produção. Eu gravei doze vezes todo o texto. Gravei só a voz. Gravei com as músicas. Tudo em casa. Com o meu celular e depois baixava no computador. Ouvia, ouvia, ouvia. Muito. Aprendi a mexer no programa Audacity, um editor e gravador de áudio. Ali eu consegui mixar as músicas da Chiquinha Gonzaga com a minha narração. Mas, tudo ficou muito além do trabalho que o George Durand fez. Não iria arriscar um primeiro trabalho de uma forma tão caseira. Eu avalio que eu fiz uma ótima escolha.


Nessa etapa, antes mesmo de decidir pelo estúdio do Durand, eu conversei muito com ele. A gente teve uns dois encontros. Ele me atendeu gentilmente e me explicava tudo didaticamente. Muito bom quando alguém nos leva a sério, mesmo quando há um risco de não dar em nada. Sou grata.

Uma coisa que deixei de dizer.


Eu fiz um trabalho com fonoaudióloga, a Bruna Britto da Clínica dos Distúrbios da Comunicação Oral e Escrita (Clidicom). Ela foi a pessoa que me preparou para a gravação. Eu não era segura com a minha voz. Não gosto. É fanhosa, baixa e fina. A primeira coisa que a Bruna falou, não mudava voz. A gente iria desenvolver segurança, impostação, atenção, palavras bem articuladas, respiração e postura. Eu acho que o resultado foi bom. Nós trabalhamos durante nove meses. Paramos um pouco antes do planejado. Não retornei.


Achei que estava pronta. Gravei.

Posts Em Destaque
Arquivo
bottom of page