• Cida Chagas

Conheça 18 heróis adolescentes negros

Hoje em dia é cada vez mais frequente a cobrança pela representatividade e isso não seria diferente no mundo dos heróis e heroínas que povoam a nossa mente e nossos corações. E quando se trata desses personagens naquela fase tão querida por todos nós aqui da equipe Cratera, adolescência, aí sim, vamos para galera.


Quantos heróis negros e heroínas negras na adolescência conhecemos? Aqui, vamos trazer talvez os menos ou mais conhecidos. A equipe toda bota fé que não são personagens estereotipados e que possuem uma rica história de vida. Estão nos quadrinhos, na televisão e no cinema. Estão na DC, Marvel e até nos famosos animes. É certo que estamos muito mais acostumados a ver uma diversidade de cores, gêneros e raças na DC e na Marvel, mas acreditem, o universo dos animes também está repleto de personagens que vão desde os mais fortes até os mansos e passivos. Encontramos personagens adolescentes e negros que desempenham papéis importantes em algumas das franquias de animes mais populares.


Confiram a lista por ordem alfabética.


19 heróis e heroínas adolescentes negros que você PRECISA conhecer.



1. Anwen Bakian, 14 anos

Marvel





Faz parte da família Bakian. Sua mãe, Eve Bakian, teve que deixar a família e se juntar à NovaCorps (ou Tropa Nova) uma polícia intergaláctica. Anwen sempre tinha esperança que a mãe um dia retornaria. Uma noite quando a sua família estava acampada em um parque foi atacada por insetos gigantes.


Anwen foi salva pelo avô que se sacrificou para que ela pudesse sobreviver. Ao cair em um buraco, um grande ninho, ela matou um inseto com as próprias mãos em um acesso de fúria e encontrou a Pedra Mental, uma das seis Pedras do Infinito. Ali, reencontrou com a sua mãe e quando toda a família se reuniu acabou tendo que enfrentar Thanos.


Anwen se filiou à Nova Corps como sua mãe. Ela usa um capacete que lhe dá poderes e habilidades especiais, incluindo superforça, projeção e absorção de energia supervelocidade, voo e a criação de campo de força.


A primeira aparição foi em Guerras Secretas – Guardiões da Galaxia, 2016.


2. Aqualand, 16 anos

DC Comics







Talvez seja um dos mais famosos heróis da Justiça Jovem. Surge em 2010 com o nome de Jackson Hyde, um adolescente de Atlântida, mas criado por pais adotivos como um humano no Novo México. Foi treinado por Aquaman. É uma pessoa com atitude calma, fria e controlada. Alguns dos poderes de Aqualand são canalizados por tatuagens que tem nos braços, produtos de uma mescla de magia e ciência atlantes. Possui guelras no pescoço que lhe permitem respirar debaixo d'agua.


Ele pode adaptar seus olhos para ver nas profundezas mais escuras dos oceanos. Também nada em supervelocidade, possui superforça, suporta pressões subaquáticas e dispara rajadas de energia bioelétrica.


Líder da Justiça Jovem uma equipe de super-heróis adolescentes que parece ser uma versão jovem da Liga da Justiça. A equipe é formada por Kid Flash, Asa Noturna, Superboy, Zatanna, Artemis e Miss Marte. Aqualand é um grande líder sempre disposto a sacrificar seus próprios desejos pelo bem maior.


3. Abelha (Bumblebee, no original), 14 anos

DC Comics






Foi a primeira super-heroína negra da DC. Surgiu em 1976 e fez parte dos Novos Titãs, atualmente é membro da Patrulha do Destino. Originalmente, seus poderes vinham do traje de alta tecnologia que lhe dava habilidades como superforça, ultravelocidade, reflexos.


O traje permite voar e criar dolorosas explosões elétricas que picam como picadas reais de abelha. Agora, possui superpoderes, ou seja, pode voar independente do traje, tem habilidades de se encolher e produz explosões supersônicas muito fortes.


Uma de suas importantes aparições em Novos Titãs foi quando se infiltrou na operação do Irmão Sangue e se tornou uma das melhores alunas na Academia H.I.V.E. (Hierarquia Internacional de Vingança e Extermínio). Trocava golpes com Ciborg e frequentemente entravam em conflito em razão de suas personalidades. Quando o Irmão Sangue foi derrotado, ela foi apontada como a próxima líder dos Titãs da Costa Leste, liderados originalmente por Ciborg.


Abelha é uma das heroínas mais versáteis do Universo DC, apaixonada pela ciência, sempre tem talento para toda e qualquer equipe que compõe.


4. Cyborg, 17 anos

DC Comics



Quem já não quis ser esse herói? Um dos membros mais populares dos Titãs. Seu nome é Victor Stone, filho de um casal de cientista, Silas Stone e Elinore Stone, que o usavam como cobaia para vários projetos de aprimoramento de inteligência. Victor se torna Cyborg quando numa visita ao laboratório de seus pais, sua mãe é morta por um ser alienígena e ele é gravemente ferido. Seu pai, para salvar o próprio filho, aproveita o protótipo de pesquisa de próteses médicas para tratar Victor. Seu corpo foi coberto por componentes metálicos o que não foi, inicialmente, bem aceito por Victor, mas teve que se ajustar fisicamente aos implantes e superar as rejeições sociais, inclusive de sua namorada.


Quando Ravena começa a reunir os Titãs, Victor se junta ao grupo onde conhece a aceitação e os benefícios de fazer parte de uma sociedade de pessoas excepcionais. No grupo, Cyborg destacava-se pelo seu senso de humor e por ter sido o arquiteto dos Titãs. Construiu seu sistema de segurança, a maioria dos seus equipamentos, carros, robôs e muito mais. Cyborg era o cérebro por trás de muitas das operações dos Titãs. Nos Titãs, ele é a figura mais próxima de liderança, em alguns momentos discutia com Robin sobre as suas atitudes e decisões. Tanto que deixou o grupo principal para liderar os Titãs da Costa Leste e talvez continuasse se não tivesse caído no controle mental e se seu vínculo com os Titãs originais não fosse tão forte.


Um personagem complexo que sempre lutou para superar as suas limitações mecânicas, se encontrou consigo mesmo e ensinou valiosas lições sobre como se aceitar.


Poderes: parcialmente robô, superforça, possui arsenal de equipamentos cibernéticos, resistência, olho infravermelho.


5. Debrii, 18 anos

Marvel


Essa heroína surgiu para o mundo Marvel após participar no Reality Show “TV New Warriors”. Orgulhosa, engraçada e de raciocínio rápido, foi incluída no programa para que tivesse algum conflito.


Debrii se juntou à equipe em NuPonder quando o time enfrentou Terrax. A sua estréia foi dramática por que, para ajudar os seus companheiros, o vilão Terrax acabou fugindo. A líder da equipe, Night Thrasher, ordenou que Debrii juntamente com outro recruta, Microbe, ficassem para trás enquanto perseguiam Terrax. Lógico que Debrii não se deu por vencida e foi também atrás de Terrax . Ela fez uma armadura para si e derrotou os vilões, mas o reality show não foi transmitido por nenhuma emissora, levando o show a ser cancelado. A equipe se desfez e Debrii aceitou uma carona de volta à Nova York.


Após um incidente que desencadeou a guerra civil, sua identidade secreta foi revelada e ela passou à clandestinidade se juntando aos Vingadores do Capitão América.


Possui habilidades telecinética o que permite levitação acima do solo e mover coisas. Quando Debrii move muitos objetos ao mesmo tempo, pode criar tempestades de destroços ou montar um corpo que destrói paredes de concreto.


6. Diana, 14 anos

Caverna do Dragão




As pessoas mais velhas vão conhecer essa heroína. Diana fazia parte da Caverna do Dragão, uma série animada, composta por seis adolescentes que numa ida ao parque de diversões entram em um portal que os transporta para outro mundo, chamado de Reino. Ao chegar nesse mundo, os adolescentes dão de cara com o Mestre dos Magos que lhes dá armas mágicas. O objetivo do grupo é voltar para casa e para isso passam por diversas aventuras enfrentando o vilão Vingador.


Diana é a acrobata na turma e tem habilidades em artes marciais. Confiante e centrada, ela já tinha habilidades acrobáticas no mundo real. Do Mestre dos Magos recebeu um bastão que pode se regenerar quando quebrado.


Infelizmente, a série nunca chegou ao fim e não sabemos se o grupo de adolescentes conseguiu voltar para casa.


Mesmo que esteja um pouco distante das suas vibes, a equipe do Cratera recomenda que deem uma olhada nessa heroína e nas aventuras de seus amigos em Carvena do Dragão.


7. Iris, 12 anos

Anime Pokemon



Pokémon é um anime que já tem mais de duas décadas. O seu personagem principal é Ash que viaja pelo país em busca de Pokémon para se tornar o maior mestre Pokémon que já existiu. Ao longo de sua jornada, Ash encontra Iris na série Pokémon Black & White. Ela é treinadora de Pokémon tipo dragão e se junta a Ash na jornada de se tornar a maior mestre dos Pokémons dragões.


Iris é destemida, impetuosa, atlética, pode pescar e é uma grande lutadora. Ela lê pensamentos e sentimentos de Pokémon tipo dragão. Essa é uma das suas mais importantes capacidades. Ela senti também onde esses tipos de Pokémons estão localizados.


Iris tem bastante orgulho de sua habilidade como treinadora de Pokémon, um momento muito peculiar é quando Ash não consegue pegar um Pokémon e Iris o chama de criança. Algo que demonstra um pouco de sua personalidade enérgica.


8. Karui, 17 anos

Anime Naruto


Karui é uma ninja kunoichi da Vila Oculta da Nuvem e membro da Equipe Samui. Uma das únicas personagens femininas negras da série Naruto.


Sua primeira aparição se deu em Kumo antes da Quarta Guerra Mundial Ninja. Está sempre com o seu companheiro de jornada Omoi. Ela é alegre, fala o que pensa, teimosa e podendo assustar qualquer um que tente desafiá-la.


Demonstra um grande trabalho em equipe. Ela é capaz de coordenar ataques com Omoi sem precisar se comunicar. Empunha uma longa katana e tem grandes habilidades com ninjutsu, usa um golpe estilo nuvem com um corte poderoso e preciso.


9. Kid Flash, 15 anos

DC Comics


Wallace West este é o nome do Kid Flash. Wallace aparece pela primeira vez em 2014 em uma história que se passa 20 anos no futuro onde se encontra com Barry Allen, o Flash, já envelhecido. Nessa história, Flash está tentando reverter o passado devido a uma tragédia que acaba com a vida de Wallace e deixa Iris sem o movimento das pernas.


Nos quadrinhos, Wallace é sobrinho de Iris, mulher de Barry Allen. Wallace ganha os seus poderes após ser atingido por um raio e usa os seus poderes pela primeira vez para proteger um amigo que está sofrendo bullying. Além da supervelocidade, Kid Flash tem fator de cura acelerado, gera fluxos de ar ao girar os braços, consegue separar o seu corpo de sua consciência e vibrar qualquer parte de seu corpo em diferentes frequências, também produz eletricidade.


Kid Flash é membro dos Novos Titãs.


10. Manto (Manto e Adaga, originalmente Cloak e Dagger), 17 anos

Marvel


Poderíamos falar desses heróis separadamente? Não, não iríamos fazer isso, já que é um casal que tem uma liga bem bacana. Tyrone Johnson (Manto) e Tandy Bowen (Adaga) estrearam nos quadrinhos no início dos anos 80 no Espetacular Homem-Aranha.


Originalmente, esses dois lidavam muito mais com questões sociais do que brigas com supervilões. O foco das suas histórias sempre envolvia a diferença das suas origens sociais, a vida nas ruas e a guerra contra as drogas.


Tyrone e Tandy se encontraram após fugirem de casa e morarem nas ruas. Passam a confiar um no outro quando Tandy compra comida para Tyrone. Os dois são enganados por marginais que oferecem comida e abrigo. Mas, são raptados e levados a uma ilha onde são submetidos a experimentos com drogas. Quando escapam do cativeiro os seus poderes sobre-humanos começam a aparecer. Os bandidos os atacam e são consumidos pela fome dos novos poderes de Manto.


Esses adolescentes estão entre os personagens mais poderosos do Universo Marvel. A capa de Manto pode abrir portas para a Dimensão Darkforce, permitindo que ele se teletransporte, se torne intangível ou despache outras pessoas para essa dimensão quando os envolve em sua capa. Adaga, por outro lado, é impregnada de luz psiônica que ela lança como adagas. Por que é um casal unido? Manto precisa ser alimentado pela luz que Adaga produz em seu corpo, enquanto Adaga precisa descarregar toda a sua luz para não ficar sobrecarregada e explodir. Vamos concordar, não existem motivos piores para manter um casal junto, não é?!


11. Miles Morales (Homem-Aranha), 16 anos

Marvel


Esse adolescente é muito famoso. Criado em 2011, Miles Morales é o homem-aranha, ou garoto aranha, do Brooklyn. Um garoto negro de ascendência hispânica com os mesmos poderes do Homem-Aranha original. Tem uma diferença, o poder de camuflagem. Miles ganhou esses poderes também a partir de uma picada de uma aranha geneticamente modificada por um inimigo do Homem-Aranha que queria duplicar as habilidades do Aranha.

O mais impressionante é que Miles Morales não queria ser um super-herói, mas ser apenas um adolescente normal. O Homem-Aranha treinou Miles no uso de seus poderes o que acabou levando o garoto a ter mais confiança em si mesmo.


O personagem ficou mundialmente famoso com o lançamento do filme em “Homem-Aranha no Aranhaverso” em 2018.


Poderes: possui superforça, fator de cura acelerada, ultrareflexos, consegue escalar paredes, dispara rajada de veneno que paralisa o oponente e possui o sentido aranha capaz de detectar perigo próximo.


12. Naomi, 17 anos

DC Comics

Naomi é bem recente no universo de heroínas e heróis. Sua primeira aparição data de 2019. Ela é alienígena, foi mandada ao planeta Terra para ser salva de Zumbado, um vilão que queria conquistar o seu mundo. Acontece que Naomi fica sabendo de tudo isso até presenciar uma batalha entre Super Homem e Mongul na sua pequena cidade em Oregon, Estados Unidos.


Naomi pode voar, levitar, gerar ondas de energia, tem superforça e superresistência. Essa heroína está chegando agora, mas parece que vai dar muito o que falar, está sendo produzida uma live action da personagem. Vamos conferir.


13. Omoi, 16 anos

Anime Naruto


É um shinobi da Aldeia Oculta da Nuvem. Atua como um guarda costa do Quinto Raikage e também é companheiro de equipe de Karui.


Omoi é um ninja muito cauteloso, pensa muito antes de agir, o problema é que vez ou outra acaba se perdendo em seus pensamentos. Ele faz um contraponto com a Karui por que é mais sensato do que ela. Omoi nisso não deixa barato, zomba de Karui em razão da sua personalidade impulsiva. Ele é uma pessoa que cumpre a sua palavra, tem muita convicção e está disposto a se sacrificar para proteger os seus companheiros de batalha.


Omoi é um ninja bastante habilidoso no kenjutsu e no ninjutsu. Usa uma katana longa e consegue em um único golpe de sua lâmina conter uma grande quantidade de ataques. Ele também libera raios conduzidos pela sua espada. Consegue combinar seu chacra para produzir uma explosão poderosa de relâmpago.


14. Prodigy, 17 anos

Marvel


David Alleyne é Prodigy, um adolescente de Chicago e que pertence aos Novos Mutantes. Prodigy sempre soube sobre os seus poderes, mas resolveu esconder de sua família. Ele foi para a escola de mutantes do Professor Xavier após ser atacado por um grupo anti-mutante. Surgiu no mundo dos quadrinhos pela primeira vez em 2003.


Prodigy é um telepata capaz de absorver o conhecimento e as habilidades de qualquer pessoa próxima a ele. Tem o potencial de acabar com a pobreza mundial, fazer da discriminação uma coisa do passado e livrar o mundo de todas as doenças conhecidas. Que mágico isso seria.


15. Riri William (Coração de Ferro), 15 anos

Marvel


Riri Wiliam é uma estudante com inteligência acima da média. Ela estuda engenharia no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a mais prestigiada faculdade de tecnologia dos Estados Unidos. Depois da morte de seu pai, ela cria uma armadura, semelhante à do Homem de Ferro, tornando-se a nova Coração de Ferro. Sua primeira aparição se deu em 2017 em The Invincible Iron Man.


Ela está” junto com Miles Morales, Miss Marvel, Viv Visão em “Campeões “ uma equipe de jovens heróis da Marvel.


Seus poderes e habilidades estão relacionados à armadura com recursos tecnológicos. Possui superinteligência e é uma engenheira de alto nível.


16. Spyke, 15 anos

Marvel


Spyke ou Evan Daniels é um adolescente que estuda no primeiro ano do ensino médio. É associado aos X-Men, apesar de ultimamente fazer parte dos Novos Mutantes. Sua tia Ororo, ou Tempestade do X-Men, foi a pessoa quem primeiro notou os poderes mutantes de Spyke quando ele participava de um jogo de basquete. Então, a gente já sabe quem levou Evan para a Escola do Professor Xavier.


Apesar de gostar de ser um X-Men, Spyke não levava as coisas muito a sério. Muitas vezes agia de forma egoísta e sem consideração com os outros. Brincava na aula e vez ou outra saia no meio da aula para andar de skate com seus amigos.


Os poderes de Spyke consistem em projetar os ossos de seu corpo. Ele é capaz de atirá-los no adversário e segurá-lo. Tem fator de cura acelerada. Após projetar os ossos, seu corpo fecha rapidamente as feridas sem deixar nenhuma cicatriz. Tem superforça e consegue escalar paredes ao fazer crescer ossos em suas mãos e pés. E mais, é um habilidoso skatista.


17. Steel, 16 anos

DC Comics



Natasha Irons é o seu nome. Talvez essa heroína não seja muito popular no Brasil, difícil entender, pois a sua primeira aparição é de 1994. O seu tio é Aço/Steel e como ele, Natasha desenvolveu a sua própria armadura com poderes. O seu tio foi gravemente ferido por Darkside o que levou Natasha a continuar o legado de Aço.


Quando ela tenta entrar para a equipe da Justiça Jovem, acaba rompendo com o seu tio que destrói sua armadura. Sem saber, Natasha acaba entrando em um projeto de Lex Luthor onde com novos poderes se torna Starlight.


Com a armadura Steel, Natasha pode voar, tem superforça e resistência. Como Starlight seus novos poderes consistem de raios de energia, voo, superforça, supervelocidade, consegue se comunicar com máquinas, possui fator de cura acelerada. Natasha também é ultrainteligente, tem uma memória avançada, luta box e artes marciais.


Ela também é conhecida por Vaporlock quando os seus poderes se transformaram e começou a se tornar um ser de névoa viva.


18. Super Choque, 15 anos

DC Comics


Também é um dos heróis adolescentes mais popular e adorado. Seu verdadeiro nome é Virgil D. Hawkins. Ele ganhou os seus poderes devido a uma explosão após a polícia tentar apartar uma briga entre adolescente que Virgil estava envolvido.


Com a explosão, Super Choque e outros adolescentes acabaram se tornando meta-humanos, um deles viria a se tornar o seu principal inimigo, Raio de Fogo (que já praticava bullying contra Virgil).


Os poderes de Super Choque são projetar eletricidade, disparar raios, magnetizar superfícies, voar e transformar o seu corpo em energia.

Super Choque é brincalhão, amigo e está sempre querendo proteger as pessoas ao seu redor.


Gostou da lista?

Lembrou de algum herói ou heroína que poderia estar nesta lista? Fale pra gente.

Posts Em Destaque
Arquivo